Marcela Souza - www.marcelaboxe.jimdo.com

Minha foto
SANTOS, SP, Brazil
Formei-me em Educação Física em 1996 pela FACULDADES AELIS(UNIMONTE), quando em 1997 encontrei um colega de faculdade se apresentando e dando aulas na praia de AEROBOXE, ai ele me fez o convite para ingressar no grupo, fiz uma audição e tudo começou ai, pois a coordenadora do grupo também formada em Ed. Física , já fazia um curso para árbitra de boxe, então o GRUPO somente se apresentava em rodadas de boxe, inclusive quando o POPÓ lutou aqui no Brasil, comecei a acompanhá-la para assisti-la atuando e também me apresentando com o grupo,quando um belo dia ela se tornou PRESIDENTE de uma liga de boxe PAULIBOXE, na baixada santista,e necessitava de um quadro de arbitragem,foi quando fiz o curso, com o diretor de arbitragem da CBBOXE(Adriano Carollo),fui aprimorando meus conhecimentos na arbitragem,até me tornar árbitra continental e hoje INTERNACIONAL. ORKUT:http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=6072540570416391620 MSN:melldemarcella@hotmail.com

INSCREVA-SE AQUI:

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

INÍCIO DO BOXE FEMININO !




O boxe feminino teve início em 1876, data do primeiro combate conhecido entre mulheres (o desporto remonta ao Egipto, a 3000 A.C.). Decorrido nos Estados Unidos, tinha como prémio uma manteigueira de prata. Já antes, em meados de 1720, são descritas algumas lutas entre mulheres, embora estas se assemelhassem mais ao que é hoje o kickboxing.
Com mais de 120 anos de existência, o boxe feminino é fruto de uma luta constante das mulheres pela igualdade. Numa modalidade conotada com o sexo masculino, os últimos anos foram fulcrais para a afirmação do espaço da mulher nos ringues.Para isso, muito ajudaram as filhas de grandes mitos do pugilismo mundial da década de 60 e 70, como Laila Ali (Muhammad Ali) e Fre-eda Foreman (George Foreman), cujos combates contribuíram para deitar abaixo os preconceitos vigentes.
Com o nascer do século XX, o pugilismo feminino começou a crescer e, em 1904, foi apresentado como modalidade de demonstração nos Jo-gos Olímpicos de St. Louis (EUA). No entanto, daí até que uma mulher participasse num combate amador, muitos anos tiveram que se passar só em 1975 é que começaram a ser distribuídas licenças feminas.

Os anos 80 ficam marcados por várias disputas legais de reconhecimento do direito das mulheres à pratica do boxe profissional. Os frutos dessas lutas surgem em 1996, ano do combate entre Christy Martin e Deirdre Gogarty. Este encontro antecipava um embate entre Mike Tyson e Frank Bruno e foi visto por uma audiência estimada em 1,1 milhões de telespectadores.
Em 1999, com a estreia de Laila Ali, (na foto) filha do ex-campeão do Mundo Muhammad Ali, o boxe feminino entrou noutro patamar. Fruto da fama do pai, Laila atraiu a atenção da imprensa mundial. O seu maior combate, em 2001, com Jacqui Fra-zier (filha de Joe Frazier, antigo rival de Ali), foi considerado uma reedição dos míticos embates entre os seus progenitores e foi visto por milhões. Laila ganhou por pontos, dando início a uma carreira até agora sem mácula é a campeã mundial dos meios--pesos, com 20 vitórias, 17 por K.O., e nenhuma derrota. E é também a actual face do boxe feminino.

Fonte: www.dn.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou??