A Associação Internacional de Boxe (AIBA) divulgou trabalho demonstrando a segurança do boxe feminino como esporte de contato. O artigo foi escrito pelo Dr. Charles F Butler M.D. Ph.D. No Campeonato Mundial Feminino realizado no final de 2008 na cidade de Ningbo, China foram realizados 207 combates. Nenhuma boxeadora sofreu perda de consciência na competição, lesões nas mãos ou ferimentos graves. Aconteceram apenas dois casos de hemorragia nasal e outros dois de ferimentos leves nas faces. O trabalho demonstra mais uma vez que o estilo adotado pelo boxe olímpico prima pelos cuidados com a segurança dos atletas.
Segundo a AIBA, estudo realizado pela Long Island University revela que dos 751 casos de atendimentos de casos de combates de boxe (masculino / feminino) ocorridos nos hospitais norte-americanos indicam que este esporte não é mais prejudicial que outros populares que não são de luta.
Outro estudo, publicado pela Med Sci Sports Exerc, da Temple University, Philadelphia, divulga que devido a maior flexibilidade do pescoço e ombros, além de menor musculatura no pescoço, são indicativos de diferenças fisiológicas entre homens e mulheres que acabam por ocasionar um número menor de lesões nas mulheres.
O trabalho da AIBA esclarece identificando, com bibliografia, que o boxe causa menos casos letais do que outros esportes conhecidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou??