TEÓFILO STEVENSON
Marcela Souza/Teófilo Steveson
Pan Americano 2007-RJ
Seu maior feito foi ter sido tri-campeão olímpico na categoria dos pesos pesados: medalha de ouro nas olimpíadas de Munich 72, Montreal 76 e Moscou 80.
Também conquistou medalha de ouro nos principais campeonatos organizados pela AIBA: medalha de ouro no Campeonato Mundial Seniores de Habana 74 e Belgrado 78, nos Jogos Pan-Americanos, nos Jogos Centro-Americanos, etc.
Em 1972 e 1980 foi eleito melhor desportista da América Latina. Recebeu o prêmio
Jogo Limpo da UNESCO, bem como a Ordem Olímpica, por seu exemplar comportamento esportivo dentro e fora do ringue.
Stevenson se aposentou pouco após os Jogos Olímpicos de Los Angeles, do qual não participou porque Cuba apoiou a então União Sovitética no boicote à competição. Em toda a carreira, a lenda cubana acumulou 302 vitórias e 22 derrotas.
O nome completo é Teófilo Stevenson Laurence. Nasceu num pequeno povoado da província cubana de Las Tunas, em 20 de março de 1952.
Aos treze anos foi convidado a sair de Las Tunas e ir estudar numa escola especial em La Habana, com o propósito de treinar boxe no complexo esportivo que o governo revolucionário cubano havia recém inaugurado.
Teve como principais treinadores: Chervonenko e Sagarra.
Sua primeira grande vitória ocorreu na Olimpíada de Munich 72 quando, superando os prognósticos desfavoráveis da crítica, venceu o norte-americano Duane Bobich. Incidentalmente, foi nessa olímpiada que a hegemononia do boxe amador passou das mãos dos americanos para os cubanos. Outros notáveis adversários vencidos por Teo foram: John Tate, Tyrell Biggs, Piort Zaev. Em sua terra natal também teve de travar memoráveis duelos com Angel Milian, que por muitos anos foi sua permanente "sombra".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou??